14 de abril de 2016

Unhas de Gel: Vantagens e Desvantagens



Hoje em dia, são muitas as mulheres que procuram alternativas para ter unhas bonitas e bem tratadas por mais tempo.

As unhas são um fator muito importante na beleza feminina e que não deve ser renegado para segundo plano, pois unhas bem tratadas, reforçam a beleza das mãos, transmitindo assim delicadeza, sensualidade e feminilidade. Além disso, ter unhas compridas é a vontade de muitas mulheres, mas, com as tarefas diárias, elas dificilmente chegam ao comprimento desejado.

Uma das melhores soluções para ter unhas bonitas e cuidadas por mais tempo é a aplicação de unhas de gel, que é uma das técnicas de alongamento mais usadas, pois garante um resultado natural e duradouro.


As unhas de gel são feitas a partir de uma técnica que envolve a aplicação de um gel específico por cima da unha natural. Essa técnica resulta em unhas fortes e do tamanho desejado, além do brilho, mesmo quando as unhas não estiverem esmaltadas, garantindo um aspecto natural.

Esta técnica é indicada para mulheres que tenham unhas fracas, quebradiças, dificuldade em deixar crescer as unhas e mulheres que tenham o hábito de roer as unhas, uma vez que a sua aplicação irá fortalecer as unhas e deixando-as mais bonitas do que nunca. Quem já possui unhas fortes não tem necessidade de fazer tal procedimento, mas ele ajuda a manter o esmalte mais bonito e por mais tempo.

Para fazer o alongamento das unhas, são usadas as "tips" (extensões), que são unhas postiças feitas à base de silicone, geralmente, e que coladas somente na ponta da unha natural (por isto, muita gente chama a unha de gel de unha de silicone). Uma vez colocadas, pode-se tirar a cutícula e esmaltar as unhas normalmente, pois o removedor de esmaltes não estraga a aplicação.


É importante ressaltar que a unha de gel não estraga as unhas naturais, diferentemente das unhas postiças comuns, a menos que se tente arrancá-la de forma inadequada.  Para retirá-la, é preciso ir ao salão, pois a remoção é feita com um solvente específico para amolecer o gel.




Confira abaixo quais são os produtos usados e como é feito o procedimento nos salões:


Ingredientes
Desidratador;
Primer;
Máquina de luz UV (ultra-violeta) ou LED;
Extensores de unhas (opcional);
Gel.

Modo de fazer
Aplica-se o desidratador, que serve para retirar a oleosidade da unha;
Em seguida aplica-se o primer, para evitar o levantamento da unha e possíveis fungos;
Aplica-se uma camada de gel base;
O gel é secado com a máquina de luz UV (ultra-violeta) ou LED;
Por último, a unha é construída com uma camada mais grossa de gel.

ATENÇÃO:
Pode haver salões que usam unhas de acrílico, aplicando o gel como "top coat", chamando este procedimento de de unhas de gel, e cobrando como essas. Se o profissional de unhas responsável usar um pó e líquido, então a unha que está sendo recebida é de acrílico. Por isso, não se deixe enganar.

Vantagens das unhas de gel
  • É uma boa solução para quem tem unhas muito fracas e que quebram com muita freqüência, pois protegem a unha natural, que vai crescendo saudável, pois o gel forma uma camada protetora;
  • Ficam com uma aparência brilhante mesmo sem esmalte. Basta passar um creme nas mãos para obter o mesmo efeito de ter acabado de sair do salão;
  • Todos os materiais usados na colocação das unhas são hipoalergênicos;
  • O tamanho e o formato fica a critério de cada pessoa e o esmalte pode durar até 20 dias;
  • A manutenção é simples e pode ser feita uma vez por mês apenas;
  • As mulheres adeptas da unha de gel afirmam que elas aderem melhor à unha e não levantam como outros tipos de unhas postiças;
  • Se apenas uma unha de gel quebrar, basta ir novamente ao salão para igualar o tamanho da unha quebrada com as outras, ao invés de cortar todas.





Desvantagens das unhas de gel
  • Quem tem unhas com histórico quebradiço, pode piorar se usar a unha de gel por muito tempo. Por isto, é muito importante tomar todos os cuidados para ter unhas saudáveis - e veja nossas dicas para unhas fracas e quebradiças;
  • Sua retirada é mais complicada que a de outras unhas postiças e deve ser feita num salão especializado. Em alguns casos, é preciso lixar o gel completamente, o que pode deixar as unhas naturais enfraquecidas por um tempo;
  • Quando as pessoas começam a mordiscar suas unhas em gel - que eventualmente podem começar a descascar - a coisa fica ainda mais séria: quando as unhas em gel começam a descascar e descolar, a água pode se infiltrar nas unhas, o que pode levar a abrigar bactérias e causar problemas com fungos. Quando sua unha em gel começa a descascar e você a arranca, algumas camadas da unha provavelmente se desprendem junto. Este tipo de dano pode levar mais de 6 meses para ser completamente remediado;
  • Quando o salão utiliza máquinas de luz UV (ultra-violeta) para a secagem do gel, é importante a aplicação de um protetor solar UVA/UVB - mesmo que com baixo fator de proteção - nas mãos alguns minutos antes de secá-lo, pois, segundo a Skin Cancer Foundation, tais máquinas são como pequenas câmaras de bronzeamento e, embora o risco de câncer de pele seja extremamente pequeno, a frequência de uso pode aumentar a probabilidade de contrair tal doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário